ONU - Meio Ambiente
SEBRAE - Centro Sebrae de Sustentabilidade
Ecoinovar.
É mais que
uma tendência.
É imprescindível.

O QUE É
ECOINOVAR

Ecoinovação é o nome que se dá a estratégia empresarial que tem a sustentabilidade como inspiração para seu modelo de negócios. Como qualquer outra estratégia de inovação - de produto, processo ou serviços, a ecoinovaçao visa alcançar uma maior competividade empresarial, porém leva em conta também ganhos sociais e ambientais que possam ser agregados à estratégia competitiva, conferindo àquele que a utiliza uma inserção diferenciada no mercado.

Como ponto de partida para uma estratégia de inovação, o empreendedor deve considerar toda a cadeia de valor na qual se insere e avaliar quais oportunidades existem ao longo dessa cadeia para se produzir, comercializar, distribuir, transportar e gerir/ reutilizar resíduos para se empregar os recursos e insumos de forma mais eficiente. Para uma verdadeira ação ecoinovadora é importante que os ganhos obtidos por um dos elos da cadeia, sejam tais que todos os demais elos, assim como os consumidores sejam também impactados pelos benefícios da ecoinovação.

A ecoinovação consiste no desenvolvimento e aplicação de um modelo de negócios forjado por uma nova estratégia de negócios, que incorpora a sustentabilidade em todas as operações do negócio com base no pensamento do ciclo de vida e em cooperação com os parceiros de toda a cadeia de valor. (PNUMA, 2016, grifo nosso)

A ECOINOVAÇÃO
NO MUNDO

A Ecoinovação é um conceito, com metodologia de implantação, desenvolvido pela ONU Meio
Ambiente e vem sendo aplicado em diversos países. No Brasil, esse trabalho ganhou o apoio do SEBRAE, com o objetivo principal de inserir os pequenos negócios nessa agenda global.

GUARDE BEM ESSAS IDEIAS

As exigências dos consumidores por produtos e serviços sustentáveis, a pressão regulatória exigindo a minimização de impactos ambientais e sociais e os fatores de risco à natureza mostram que já não é mais possível continuar produzindo nos padrões atuais, indicando a necessidade de transformar a forma de fazer negócios.
Criação de serviços e produtos diferenciados e inovadores;
Acesso a novos mercados, inclusive internacionais;
Aumento da rentabilidade ao longo da cadeia de valor;
Ampliação e diversificação do público alvo atingido;
Relações colaborativas entre os participantes da cadeia de valor;
Aumento da produtividade e capacidade técnica;
Redução dos impactos ambientais e sociais;
Ampliação da visibilidade dos resultados de sustentabilidade;
Otimização de matérias-primas;
Conhecimento de cada elo no ciclo de vida o que possibilita identificar áreas críticas e os potenciais de crescimento;
Visão holística da empresa;
Facilidade na busca de certificações para seus produtos;
Maior segurança para enfrentar os desafios da sustentabilidade;
Antecipar normas e regulamentos liderando o setor, ampliando sua imagem como pioneiro;
Atrair investimentos direcionados para empresas resilientes e com viabilidade a longo prazo;
Aumento do engajamento dos funcionários.

5 PASSOS DA ECOINOVAÇÃO

Por meio dos cinco passos propostos abaixo, você será capaz de:
O segredo das empresas bem sucedidas no mercado se deve ao fato de praticarem frequentemente a arte do planejamento estratégico”. Kotler (2000, p. 67)

QUER SABER MAIS?

Conheça as publicações feitas em parceria entre Sebrae e Onu
Meio Ambiente para ajudar você na trilha da ecoinovação.

Cartilha
Ciclo da Vida

Compreenda o pensamento de ciclo de vida e identifique oportunidades ao longo da cadeia de valor para redução dos impactos negativos e aumento da eficiência.

Cartilha
Ecoinovação

Percorra os cinco passos para a implantação da ecoinovação, de maneira detalhada e prática, com ferramentas que podem ser utilizadas por empresários de pequenos negócios.

Infográfico
ecoinovação

Este material apresenta, de forma resumida, as etapas da ecoinovação com ferramentas para a construção de um novo modelo de negócios.

VÍDEOS

Apresentação

Descubra como o Alberto mudou os rumos da sua empresa com a Ecoinovação

Ciclo de Vida

Alberto vai dar os primeiro passos para a Ecoinovação.

Revisar a estratégia

Nesse segundo passo vamos revisar as estratégias da empresa: Visão, Missão, Mercado atuante, pontos de venda e os objetivos a curto, médio e a longo prazo.

Repensando o Modelo de Negócios

Vamos pensar fora da caixa e desenhar um novo modelo de Negócio para ser mais eficiente, evitar o desperdício e aumentar a produtividade.

Traçando o Plano de Ação

É hora de colocar em prática o novo modelo de negócios com as ecoinovações.

Avaliando os Resultados

É hora de ver o que deu certo e o que precisa de ajustes.

ORGANIZAÇÕES
PARCEIRAS

O Centro Sebrae de Sustentabilidade, com sede em Cuiabá/MT, atua com a geração e disseminação de conhecimentos em sustentabilidade aplicada aos pequenos negócios.

Mapeia inovações, técnicas e práticas sustentáveis no Brasil e no mundo, formula conteúdos exclusivos e mostra aos empresários que é possível ser mais rentável, reduzindo impactos no meio ambiente e contribuindo para um desenvolvimento social mais justo e igualitário.

sustentabilidade.sebrae.com.br

A ONU Meio Ambiente, principal autoridade global em meio ambiente, é a agência do Sistema das Nações Unidas (ONU) responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável.

No Brasil, trabalha para disseminar, entre seus parceiros e a sociedade em geral, informações sobre acordos ambientais, programas, metodologias e conhecimentos em temas ambientais relevantes da agenda global e regional e, por outro lado, para promover uma participação e contribuição mais intensa de especialistas e instituições brasileiras em fóruns, iniciativas e ações internacionais.
nacoesunidas.org/agencia/onumeioambiente/

TEM ALGUMA DÚVIDA?

Tag3 - Desenvolvimento Digital